Ricardo Azevedo
Escritor e ilustrador paulista nascido em 1949, é autor de muitos livros para crianças e jovens. Tem livros publicados na Alemanha, Portugal, México, França e Holanda e textos em coletâneas publicados na Costa Rica. Bacharel em Comunicação Visual pela Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado e doutor em Letras pela Universidade de São Paulo. Autor da tese Abençoado e danado do samba – Um estudo sobre o discurso popular (publicada pela Edusp e prêmio Jabuti Teoria e Crítica Literária em 2014 ). Pesquisador na área de cultura popular. Professor convidado em cursos de especialização em Arte-Educação e Literatura. Tem dado palestras e escrito artigos, publicados em livros e revistas, abordando problemas do uso da literatura de ficção na escola.

Alexandre Romariz Sequeira
Artista visual e fotógrafo, é Mestre e Doutor em Arte pela UFMG e professor na graduação do Curso de Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Arte do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará – UFPa/Brasil. Participa de Encontros de Fotografia, Seminários e Exposições no Brasil e exterior, Tem obras no acervo do Museu da UFPa/Brasil, Espaço Cultural Casa das 11 Janelas/Brasil; Coleção Pirelli/MASP e Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Museu da Fotografia/CE e Coleção de Fotografia da Associação Brasileira de Arte contemporânea/ABAC.

Isabel Ferreira
Paulistana, psicóloga e psicanalista. Fundadora e gestora e do Grupo Trapézio desde 1995. Divide a coordenação do Programa de apoio à escolarização e é coordenadora do Programa espaço de leitura e formadora no Centro de estudos.Especialista em literatura para crianças e jovens do Instituto Vera Cruz. Curadora do Leitores para sempre, um clube de assinaturas de livros infantis para crianças.

Lourdes Atié
Socióloga, formada pela UFRJ, com pós-graduação em Educação pela FLACSO (Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales), Argentina). Tem mais de trinta anos de experiência no campo da Educação, como produtora de conteúdo, com formação de professores e gestores de instituições educativas. Atualmente é Diretora de Formação da organização Doutores da Alegria. É também diretora da empresa de Consultoria Educacional Ideias Futuras, onde atua como assessora pedagógica em diversos contratos. É colunista do site Desafios da Educação, do Grupo A. É colaboradora do Blog das Letrinhas, da Editoria Companhia das Letras. É formadora convidada do Centro Paula Souza, SP, onde ministrou cursos em Gestão de Currículo e Coordenação Pedagógica e autora dos materiais formativos da mesma instituição. É autora do material voltado para pais dos alunos do Ensino Fundamental anos finais, do LIV – Laboratório de Inteligência de Vida, do Grupo Eleva. E autora do material voltado para habilidades socioemocionais dos professores, intitulado “Cuidar de quem Ensina” também do LIV. Viajando por todo Brasil por décadas, realiza palestras e ações de formação para redes privadas e públicas de ensino, nas áreas de atualização curricular, formação de professores e revisão de projetos pedagógicos.

Márcia Rolon
Pantaneira nascida em Corumbá, Mato Grosso do Sul. Fundadora e, atualmente, Diretora Executiva no Instituto Moinho Cultural Sul-Americano. Voluntária no Instituto Homem Pantaneiro. Mestre em Estudos Fronteiriços pela UFMS/Campus do Pantanal. Graduada em Educação Física/UFMS. Fundadora e Diretora Artística da Cia de Dança do Pantanal e Orquestra de Câmara do Pantanal. Intérprete-criadora de dança contemporânea. Dançaterapeuta. Educadora Sistêmica. Integrante da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais (SP). Integrante do Circuito Imigrante/UFMS.

Mirian Celeste Martins
Docente do Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura e do Curso de Pedagogia na Universidade Presbiteriana Mackenzie onde coordena os Grupos de Pesquisa: Arte na Pedagogia/GPAP) e Mediação cultural: contaminações e provocações estéticas/GPeMC. Membro do Conselho Mundial para América Latina da InSEA – Internationa Society of Education through Art. Foi professora do Instituto de Artes/Unesp. Publicou livros e inúmeros artigos. Tem formação em Artes Visuais com doutorado pela Faculdade de Educação/USP (1999) e mestrado pela Escola de Comunicações e Artes – ECA/USP (1992).

Renata Queiroz de Moraes Americano
Doutoranda, mestra em Educação, Arte, História e Cultura pela Universidade Mackenzie com a pesquisa sobre Movimentos de Desconstrução: a Formação de Professores e Professoras/Coordenadores e Coordenadoras da Educação Básica. Pós-graduada em Gestão e Currículo da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental pelo Instituto Singularidades. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia (GPAP). e do Projeto de Ensino Ambiências educadoras: a formação inicial de professores para além da escola. No decorrer de mais de vinte e cinco anos, na Escola Viva SP, desenvolveu carreira, de professora da Educação Infantil, ao cargo de Vice-diretora Pedagógica do Ensino Fundamental.