A realização do I Seminário Ser Professor no Pantanal, em outubro de 2019, fruto de parceria entre o Acaia Pantanal e a UFMS, reuniu mais de 400 professores do município de Corumbá e entorno, ávidos por contar suas experiências, conhecer o trabalho de colegas e nutrir-se com as ideias de teóricos presentes nos três dias do evento.

Recebemos mais de 50 relatos de experiências, diversas e muito interessantes, que nos mostraram os desafios que os professores das Escolas do Campo, especialmente das Escolas das Águas, enfrentam diariamente.

A avaliação do evento mostrou que existe demanda por novos espaços formativos o que nos levou a organizar a Jornada Pedagógica: Ser Professor do Pantanal.

A temática escolhida para este evento foi encontros com a cidade: possibilidades educativas que os espaços culturais e ruas podem promover, que pretende ampliar a noção de espaços educadores. Colocar a cidade como ambiente que educa e proporciona experiências de aprendizagem por meio das relações que são estabelecidas entre as pessoas e entre as pessoas e os espaços. “A cidade entendida como lugar de encontro e civilização” (GÓMEZ-GRANELL e VILLA, 2003, p. 17).

Entendemos que ao abrir espaço para refetir sobre como nos relacionamos com a cidade e as várias formas de aprendizagem existentes, mas muitas vezes invisíveis, podemos mostrar outros caminhos para entrelaçar os conteúdos formais com os não formais.

O evento tem como objetivo, promover momentos de reflexão aos professores e estudantes universitários do município de Corumbá em relação aos espaços educativos que pertencem à cidade, tais como patrimônios artísticos e culturais, espaços abertos como as praças entre outros a serem descobertos por cada sujeito educador.